Blog dedicado a ações naturalistas como preservação e admiração das belezas naturais brasileiras incluindo geografia, flora e fauna. Expor informações sobre lugares e suas paisagens, plantas e animais é um objetivo que a muito tempo percorro e agora pode ser utilizado para fins turísticos, ecológicos entre outros.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Maravilhas do Cerrado


As savanas brasileiras, o Cerrado é uma vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país.
É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central.

Crédito da Foto: Filipe Salazar
Serra do Espinhaço 
Cidade: Diamantina - MG

É o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km² , abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
O clima mais seco não impede que o cerrado seja  rico em água, é cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, com índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.


Crédito da Foto: Filipe Salazar
Distrito de Mendanha
Cidade: Diamantina - MG

Pequenas árvores de troncos torcidos, recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas, uma extensa área de cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental. A paisagem é agressiva, e por isso, durante muito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país.


Crédito da Foto: Filipe Salazar
Nome científico: Annona crassiflora
Família: Anonáceas
Nome comum: araticum, marolo, bruto ou Panã




Antes de conhecer o cerrado, imaginava ser uma terra inóspita, sem água, com pouca variedade de flora e fauna.  Com o início das minhas andanças e principalmente com minhas idas mais freqüentes ao norte de Minas Gerais, pude perceber a verdadeira explosão de vida que monta a linda e complexa estrutura que compõem este bioma.   Aquele monte de mato e palha que eu tinha em mente se perdeu e percebi mais uma vez que a natureza vive para nos surpreender.
Crédito da Foto: Filipe Salazar
Nome científico: Syngonanthus mucugensis
Família: Eriocaulaceae
Nome comum: sempre-viva

Como sou um entusiasta de animais e plantas, não demorou muito para que me apaixonasse pelo cerrado, sem contar que é o lugar que mais encontrei diversidades de orquídeas, na sua maioria rupestres (em pedras).

Crédito da Foto: Filipe Salazar
Nome científico: Pleurothallis prolifera
Família:Orchidaceae


Umas das frutas símbolos do cerrado é Pequi, que também é encontrado nas matas do Pantanal e Amazonica.  
Tem uma importância econômica muito grande pois serve de forte de renda para muitos moradores que usam o cerrado para sobreviver.









Crédito da Foto: Filipe Salazar
Nome científico: Caryocar brasiliense Camb
Família botânica: Caryocaceae 

Tem um sabor bem característico e uma fama de que ou se gosta ou se odeia os pratos preparados a base de Pequi.
A espécie mais comum é a tannana que possui uma semente com espinhos onde se exige cuidado na hora de comer.


Nome científico: Caryocar brasiliense Camb
Família botânica: Caryocaceae

Um comentário:

  1. Filipe, estou começando com blogagem agora e sei muito pouco. Gostaria de saber se posso postar imagens feitas por você, citarei a fonte se me permitires, é claro.

    ResponderExcluir